Origem do WT

WyngTjun é um sistema tradicional chinês de autodefesa desenvolvido por uma mulher há cerca de 300 anos na China. A mestra de artes marciais, Ng Mui, partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, criou um novo e eficaz sistema de combate que permite a uma pessoa fisicamente mais fraca se defenda eficazmente de um agressor fisicamente mais forte.

A principal diferença entre os estilos praticados atualmente e o WT é o seu revolucionário conceito de combate, com suas máximas. Nos “estilos duros” procura-se acima de tudo anular violentamente a força do agressor para depois nocauteá-lo. Um princípio básico do WT é o de não desperdiçar a força do ataque, mas sim utilizá-la com uma finalidade muito mais prática: a neutralização do próprio adversário.

A monja Ng Mui ensinou para a jovem e talentosa estudante Yin WyngTjun, esta ensinou ao seu marido Leung Bok Chau. Com o passar do tempo quando Leung Bok Chau ensinou a técnica para Leung Lan Kwai, ele decidiu que o nome seria WyngTjun, em homenagem a sua amada esposa.

O WyngTjun foi ensinado secretamente de geração em geração, até chegar ao 8º sucessor do estilo, o Grão Mestre Yip Man, que em meados da década de 50 foi o primeiro a colocar em público o sistema.
Este foi o mestre do famoso ator Bruce Lee, quem trouxe o WyngTjun para o ocidente. Ele fez muito sucesso devido à praticidade e eficiência desta Arte Marcial.

O Grão Mestre Leung Ting foi o último aluno do Patriarca Yip Man. Hoje ele é o fundador da IWTA e disseminador do WT pela Europa, principalmente na Alemanha (EWTO).

O Dai-Sifu (Grão-Mestre) Hans Hemmel e Sifu (Mestre) Andreas Geller treinam na EWTO até o ano de 2005 quando fundaram a ISMA (International Society of Martial Arts).

Árvore Genealógica do Wyng Tjun


1. Ng Mui
2. Yin WyngTjun
3. Leung Bok Chau
4. Leung Lam Kwai
5. Wong Wah Bo
6. Leung Yee Tei
7. Leung Jan
8. Chah Wa Shun / Leung Bik
9. Yip Man
10. Leung Ting
11. K. Kernspecht
12. Hans Remmel / Andreas Geller