Princípios do WT

I. Simplicidade

WT é um sistema simples e direto. São descartados os malabarismos, floreios, as posições complicadas ou técnicas exuberantes.

II. Economia de Movimentos/Energia

A melhor defesa pessoal é aquela que pode ter maior eficiencia com o menor número de movimentos! Um princípio da eficiência no WyngTjun é “MENOS É MAIS”, ou seja, menos desgaste de energia e maior resultado. O WT foi sistematizado de tal modo, que se pode administrar um combate com poucos movimentos. Como por exemplo, os ataques em linha reta, já que a “menor distancia entre dois pontos é uma reta e não a curva”, usamos a menor distancia para contra-atacar e movimentos de forma flexível (espécie de chicote-força elástica) ganhando mais velocidade e consequentemente maior impacto.

III. Movimentos Simultâneos

Diferente de outros sistemas que usam o método de defesa e depois contra-ataque, nós executamos defesa e contra-ataque simultaneos, dificultando assim uma resposta do agressor.

Utilizando nos moviementos os hemisférios esquerdo e direito do cérebro simultaneamente, faz com que o praticante desenvolva ainda mais suas potencialidades.

IV. Treino de Reflexos

Os movimentos de defesa do WT derivam principalmente de reflexos táteis.

Dessa forma o WT anula as “fintas” do ataque do agressor, pois não depende exclusivamente do reflexo visual. Aprendemos a sentir quando o agressor faz o uso da força, assim “pegamos emprestada” essa força e somando a nossa, devolvemos em forma de contra-ataque

V. Quatro Princípios do WT

Um dos principais objetivos do WT é fazer com que o praticante possa reagir de forma automática baseado nos quatro princípios:

1 - Se o caminho está livre, SIGA EM FRENTE;
2 - Se o caminho está ocupado, MANTENHA-SE COLADO;
3 - Se o adversário faz força, DEIXE-O PASSAR;
4 - Se o adversário retrocede, SIGA-O MANTENDO-SE COLADO.

VI. Quatro usos da Força

1 - Liberte-se da sua própria força;
2 - Liberte-se da força do oponente;
3 - Use a força do oponente contra ele;
4 - Some a sua força à força do oponente.

Fonte: http://ismawyngtjun.com/pt/secao.php?sec=34